Obesidade infantil: como prevenir no 1º ano de vida?

images1BAI0FTFA obesidade infantil é um problema global e com um aumento verdadeiramente assustador nos últimos anos. A preocupação centra-se na prevenção e tentar perceber-se o que se pode fazer logo desde o início da vida para prevenir a obesidade infantil.

Não há dúvidas para nenhum dos investigadores, pediatras e qualquer técnico de saúde que a amamentação com leite materno é a melhor forma de prevenir desde o primeiro dia de vida a obesidade. Mas como nem sempre isso é possível, e as fórmulas para lactentes são muitas vezes a única forma de alimentar o bebé. O objectivo das marcas é o de se aproximarem o melhor possível do leite materno.

Um estudo(1) realizado em 2005 comparou 3 grupos de crianças, um que consumia fórmula com alto teor de proteínas, um que consumia fórmula com baixo teor de proteína e por ultimo os bebés alimentados com leite materno. O resultado foi que os dois últimos grupos mostraram um desenvolvimento semelhante e com isso um menor risco de desenvolver obesidade comparativamente ao grupo com elevado consumo de proteínas.

Deste modo, desenvolveu-se uma corrente a “early protein hypothesis” que recomenda um consumo moderado/baixo de proteínas (animais e vegetais) no 1º ano de vida da criança de modo a prevenir a obesidade a longo prazo. E com isso as recomendações/porções diárias de proteína (fontes: leite, queijo, iogurtes, carne, peixe, leguminosas) numa criança que já iniciou a diversificação alimentar são menores do que muitas vezes aos olhos dos “pais e avós” possa parecer razoável para crescer bem, não dê mais do que 10 a 15gr de carne/peixe nesta fase da vida e valorize sim os vegetais e os hidratos de carbono (pão, arroz, massa, batata, etc.).

  1. Koletzko et al, Protein intake in the firts year of life: a risk factor for later obesity? The EU childhood obesity project; Adv Exp Med Biol; 2005; 569:69-79

One thought on “Obesidade infantil: como prevenir no 1º ano de vida?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s