Que iogurte dar ao bebé?

baby

I’m back!! O rapaz já vai com 1 ano e 2 meses (recuso-me a dizer a idade em meses até irem quase para a faculdade, mas agora foi só para situar!). Mas para chegarmos aqui ainda muita água rolou e tanta informação sobre a alimentação que ainda está por dizer, o primeiro ano de vida de uma criança é uma grande jornada de aprendizagem e etapas para ultrapassar. Vamos retomar do ponto onde fiquei da última vez: Iogurtes!

Que iogurte dar ao bebé? Este é mais um dos temas polémicos, e aproveito para fazer já um parênteses para esclarecer que uma das coisas que aprendi depois de ser mãe é que temas polémicos e opiniões divergentes é o mais COMUM na pediatria. Cada pediatra tem a sua opinião, mais vale confiar no vosso próprio pediatra do que andar a apanhar as ideias de cada um dos pediatras dos filhos das amigas…

Continuando na história dos iogurtes, existem no mercado vários iogurtes para bebés feitos com o leite de transição com sabores a tudo (maçã, pera, banana, morango, bolacha, etc etc) e então pela lógica, se a criança bebe leite de transição então também deverá comer iogurtes provenientes deste tipo de leite, em vez dos iogurtes “de vaca”. No entanto, os iogurtes são resultado da fermentação da lactose (aquele componente que poderá causar algum tipo de intolerância num sistema gastrointestinal ainda imaturo), assim se a lactose está fermentada (foi “digerida” por bactérias lácteas) torna-se de fácil de digestão não havendo por isso o risco de causar intolerâncias. Estando então este problema resolvido vamos comparar os ditos iogurtes para bebés com os “normais”: Os iogurtes para bebés têm AROMAS e AÇÚCAR, os iogurtes naturais de vaca não… Eu cá em casa optei por habitua-lo a comer iogurtes naturais sem adição de açúcar e que se quiser então “adoço” com fruta fresca cortada. E ele adora!

8 thoughts on “Que iogurte dar ao bebé?

  1. Ora viva Dra Rita que saudades!!! Mas realmente não temos tempo para nada com um bebé em casa…
    O meu bebé come iogurtes naturais mas posso dar com sabores a fruta? Muitas vezes até os faço em casa mas já me tem surgido a hipótese de só ter dos de fruta. Que acha? E quando os faço em casa acha que posso utilizar leite meio gordo ou tem de ser do gordo?

    • Ola Teresa!
      Comecei a dar iogurtes de aromas por volta dos 12meses, esporadicamente qdo não tenho dos naturais. Fazer iogurte em casa e uma óptima opção e econômica. Faça com meio gordo assim servem para a família toda!
      😊

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s