Cólicas, aquele drama!

colicasSe os bebés trouxessem livro de instruções seria muito mais fácil, ver um bebé chorar e não saber o que o incomoda é motivo de stress para os pais (principalmente aqueles que nunca tiveram um filho antes, como eu!!).

Será cólicas? É aquela perguntinha chave que nos fazem sempre que o bebé chora. Pode ser, ou não. Mas a grande maioria dos bebés por volta das 2 ou 3 semanas começam a sofrer de cólicas, isto parece-me inevitável. Este fenómeno acontece quer com o leite materno quer com formulas para lactentes, e as causas podem ser várias: o facto de terem o sistema gastrointestinal imaturo, engolirem ar quando são alimentados, alguns terem maior dificuldade em digerir a lactose (açúcar do leite), entre outras tantas razões.

Embora existam poucos estudos sobre o assunto, alguns apontam que se a mãe eliminar alguns alimentos da sua dieta se verificam melhorias nas cólicas do bebé. Nesses alimentos encontra-se o leite de vaca, as cebolas, as cruciferas (i. é, couves, couve-flor, couve-de-Bruxelas e brócolos), leguminosas (feijão, grão, lentilhas, etc.) e  o chocolate. Estes estudos são muito limitados e a maioria dos pediatras não recomenda que as mães que amamentam tenham cuidados redobrados com a sua dieta. A minha sugestão é que se vá estando atenda aquilo que se come e ver quando o bebé fica mais reactivo e as cólicas se intensificam. O que nem sempre é facil, eu pelo menos ainda não desvendei esta “charada”.

2 thoughts on “Cólicas, aquele drama!

  1. Olá para ajudar a aliviar as cólicas dê massagens regulares na barriga do bebé, corte um tubo de bebegel e ande ligeiramente e com suavidade à volta e do ânus vai ver que são logo libertados gases e é provável que faça cocó. As cólicas à noite são piores por isso o melhor é adquirir este hábito nessa altura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s