E tudo mudou…

baby-feet

Depois de uma longa ausência de escrita no blogue estou de volta. A razão é simples e facilmente compreendida: FALTA-ME TEMPO!!🙂

O meu bebé nasceu no fim de Agosto e agora já com um mês e meio julgo que começo a ter tempo para retomar a escrita. O assunto já não terá a ver com a alimentação durante a gravidez mas sim sobre a alimentação nesta nova fase que também tem a sua importância. Todas nós queremos voltar às nossas formas iniciais e garantir (quando é o caso) que o nosso filho está a ser bem alimentado com o leite materno.

No total da gravidez aumentei 11kg, o bebé nasceu de 37 semanas com 2,660kg e à saída da maternidade vim para casa com 5 kg a mais. Estou, desde então, a amamentar mas não me vou debruçar sobre os benefícios da amamentação por ser um tema altamente debatido e acredito que todas as grávidas já foram suficientemente esclarecidas sobre isso durante os 9 meses, cabe a cada uma decidir sobre isso. Então decidi que nos próximos post irei escrever sobre a influência que a amamentação tem no nosso corpo e como nos devemos alimentar neste período.

Em média durante a gravidez aumentam-se 2 kg para reservas, essas reservas serão agora utilizadas! Ainda bem😉 Durante a amamentação a mulher necessita de um valor energético diário mais elevado (+/- 500 Kcal/dia extra) e ainda assim serão metabolizadas (“consumidas”) aos poucos as gordurinhas extra que fomos acumulando na gestação.

Deixo-vos uma curiosidade: Um estudo revelou que uma dieta com um valor calórico abaixo das 1800 Kcal, durante uma semana pode reduzir o volume do leite materno, no entanto não tem influência no valor energético do mesmo leite. Isto diz-nos que o leite adapta-se à necessidade energética do bebé, contudo não é recomendavel que se faça dietas altamente restritivas nesta fase senão irá ter um bebé choroso por falta de saciedade.

One thought on “E tudo mudou…

  1. MUITOS PARABÉNS!!! Fico contente que esteja de volta agora para nos ajudar a recuperar a forma! Sem si a minha gravidez não teria sido tão cuidada. Segui á risca as suas dicas e sempre me senti muito bem e não aumentei muito de peso. Mas sempre fica aqui aquele pneuzinho a chatear… Um beijinho grande

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s