O que é isto do percentil…

 

Imagem

Esta semana fiz a Eco das 32 semanas (3º trimestre). Teoricamente a última caso esteja tudo bem com o bebé.

E estava, de um modo geral, o ritmo cardíaco, líquido amniótico, fluxos da artéria umbilical, etc… todos estes parâmetros apresentavam com valores normais. O peso estimado é de 1800gr o que corresponde a um percentil 25.

Alerta máximo para uma mãe nutricionista: o meu bebé está magrinho!!! O médico que fez a ecografia não se mostrou nada preocupado e explicou que com uma média de 150gr por semana dá um bebé de termo a rondar os 3 kg.

Saí desanimada porque ainda há um mês o meu médico, após eu ter tido um aumento de 2,5 kg, me alertou para ter cuidado com estes aumentos excessivos porque ia entrar uma altura crucial do peso do bebé. Foi um mês em que tive todos os cuidados com a minha alimentação e cortei com os extras que não fazem falta… e agora o resultado é percentil 25?!

Mas pensando mais friamente sobre esta questão, o que é isto do percentil? O percentil é apenas uma medida estatística que me diz que estando no percentil 25 podemos concluir que 25% das crianças saudáveis com a mesma idade tem um peso igual ou inferior. Temos de ver que isto é um valor isolado e que não entra em consideração o peso habitual dos progenitores.

Ainda assim vou aproveitar estas férias para descansar e comer bem. Com gelados incluídos, porque nas férias um gelado não é um “extra que não faz falta”.

2 thoughts on “O que é isto do percentil…

  1. Esses cálculos de peso através das ecografias são uma estimativa. Na minha ultima ecografia a minha filha tinha 2,800kg. O médico disse que ia nascer com 4kg mais ou menos. Fiquei logo em transe… resultado nasceu com 3,400kg.🙂

Deixe uma Resposta

