Combata a anemia na gravidez

spinach-photo-420x420-ts-stk72169coA anemia afecta cerca de 30% das mulheres grávidas, e essa situação deve-se ao aumento das necessidades de ferro, tendo como consequência o risco de baixo peso à nascença, parto prematuro e aumento da mortalidade perinatal. Por essa razão é que é recomendado a ingestão de suplementos de ferro a partir do 2º trimestre.

Entrei no 3º trimestre de gravidez por esta altura as necessidades de ferro por dia são de, pelo menos, 27 mg. Além dos suplementos alimentares devemos ingerir alimentos ricos em ferro e principalmente ter ter em conta que a absorção do ferro pode ser impedida/ facilitada consoante a presença de outros alimentos na nossa dieta.

Segue-se uma lista dos alimentos ricos em ferro e do que deve ou não ter na sua dieta para maximizar a sua absorção:

Alimentos ricos em Ferro:

  • Carne de vaca (limpa de gorduras);
  • Fígado (de vaca ou porco);
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, feijão de soja, lentilhas);
  • Couves (couve galega, couve portuguesa);
  • Espinafres;
  • Agrião.

Maximize a absorção de ferro ingerido:

  • Aumente a ingestão de vitamina C (laranja, kiwi, morangos, papaia, frutos vermelhos);
  • Evite tomar café, chá (preto ou verde), chocolate/cacau na mesma altura em que come alimentos ricos em ferro ou toma o seu suplemento alimentar.

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