Mitos e verdades da gravidez

Hex%20gravidkilo

Mito: Agora que está grávida deve comer por dois.

Verdade: Não podia ser mais errado, é certo que as necessidades energéticas e nutricionais aumentam mas não é superior a 300 Kcal por dia (para mulheres de peso saudável) no segundo e terceiro trimestre de gestação.

 

Mito: Quanto menos aumentar de peso durante a gravidez mais fácil será o parto.

Verdade: A grávida deve aumentar o peso consoante o seu IMC (índice de massa corporal) no início da gestação. Caso o aumento de peso seja insuficiente isso poderá causar problemas no bebé, com maior risco de nascimento prematuro e problemas respiratórios ou cardíacos.

 

Mito: Se aumentar o peso for o adequado durante a gravidez isso não lhe vai fazer aumentar a gordura corporal.

Verdade: O aumento de peso durante a gravidez inclui algumas reservas de gordura, que serão utilizadas posteriormente durante a amamentação. Razão pela qual que ao amamentar a sua recuperação física é mais rápida e fácil.

 

Mito: A grávida só tem desejos dos alimentos que o corpo necessita.

Verdade: Os desejos e aversões alimentares na gravidez não estão provados que tenham associação exclusiva a necessidades nutricionais, são muitas vezes fruto de uma maior susceptibilidade psicológica e busca de conforto na comida.

3 thoughts on “Mitos e verdades da gravidez

  1. Não sei se é oportuno colocar aqui esta questão. Mas não conheço opiniões de nutricionistas.
    Qual é a sua opinião sobre a Actifry, aquela “fritadeira” que apenas frita com uma colher de óleo?
    Já estive tentada a comprar mas não sei se é boa do ponto de vista nutricional.
    Obrigada.

    • Olá Chicca,
      Está a vontade para colocar as suas dúvidas, mesmo que não tenham a ver com este tema.
      A actifry é um excelente utensílio de cozinha que nos permite comer fritos sem lhes acrescentar quase gordura nenhuma. Alías se comprar batatas fritas congeladas como já foram pré-fritas nem precisa de juntar a colher de sopa de óleo.
      A minha recomendação é que caso opte por comprá-la continue a comer os alimentos na mesma quantidade que os comeria se fossem cozidos. Ou seja, não caia na tentação de comer um prato CHEIO de batatas “fritas” pela actifry só porque sabe que não têm gordura porque ainda assim as batatas são ricas em hidratos de carbono.
      Espero ter ajudado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s