Cálcio na gravidez

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O cálcio é um dos pilares da gravidez, é a base da formação dos ossos e dentes, controla os batimentos cardíacos e é responsável pela coagulação do sangue.

Digo sempre ás minhas pacientes grávidas que se não consumirem a quantidade diária recomendada deste mineral quem sai prejudicada é sempre a Mãe, uma vez que o bebé vai conseguir “roubar” o nosso cálcio dos ossos para manter o seu crescimento. Assim, encaro esta recomendação, para mulheres que já façam uma alimentação variada e saudável, mais como uma medida preventiva da sua própria saúde óssea.
As mulheres grávidas, adultas e saudáveis devem consumir 1000 mg de cálcio por dia. As necessidades são diferentes quando se fala de grávidas adolescentes, nesse caso aumentam para 1300mg uma vez que elas também ainda se encontram em crescimento.

Onde vamos encontrar cálcio na dieta?

1 copo de leite meio gordo – 280 mg
1 iogurte sólido – 150 mg
1 iogurte líquido – 170 mg
1 fatia de queijo flamengo 45% gordura – 175 mg
¼ de requeijão – 235 mg

E agora é só fazer as contas com aquilo que mais gosta e dividir ao longo do dia. Por exemplo: 2 copos de leite, 2 iogurtes e 1 fatia de queijo.
Podemos ainda encontrar cálcio em alimentos vegetais, tais como bebida de soja enriquecida com cálcio, couve-galega, brócolos, tofu, no entanto com uma absorção mais limitada.

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