Necessidades energéticas no 2º trimestre

ChegandoImagem ao 2º trimestre tenho finalmente a boa desculpa para justificar aquilo que ando a comer a mais: As necessidades energéticas (calóricas) da grávida aumentam em cerca de 300Kcal/dia.

É fundamental que este aumento energético seja feito através de alimentos nutritivos, que forneçam aquilo que realmente é necessário nesta fase, como por exemplo proteínas, cálcio e ferro.

Se a tentação for a de comer doces ou outro tipo de snacks conseguimos sem dúvida suprimir as necessidades energéticas no entanto estamos a consumir calorias “vazias”, ou seja, calorias que não nos vão fornecer nenhum nutriente essencial para a formação do bebé.

Devemo-nos preocupar em comer mais produtos lácteos (pouco gordos) como o leite, iogurte e queijo, mais fruta e alimentos ricos em proteína como a carne, peixe, ovos e leguminosas.

2 thoughts on “Necessidades energéticas no 2º trimestre

  1. Eu juro que me obrigo a comer imensa fruta todos os dias. Como sempre morangos ao peq almoço com uma mega taça de cereais e leite, 2 maças ao longo do dia ( lanchinhos), 1 tangerina ao almoço, e morangos com kiwi ou banana ao jantar, mas mesmo assim a tentação de comer bolachas de chocolate ou qq tipo de doce não passa! Sinto a necessidade de comer doces todos os dias, e é horrivel!:) estou com 20 semanas e engordei 3kg, acho que estou na média normal da coisa, mas tenho um medo enorme de acusar uma glicémia alta qd chegar a altura de fazer o exame =P De qualquer forma, estou a tentar seguir todas as suas dicas, vamos ver se consigo! Obrigada Rita!

    • Que bom 3kg em 20 semanas! Isso já aumentei eu em 14 semanas.
      É mesmo importante controlarmos os doces ou outros snacks (há quem deseje devorar empadas e outros salgadinhos). A fruta embora seja doce parece que não cumpre a mesma missão, não é? Deixe os doces só para o fim de semana (se resistir!).

Deixe uma Resposta

