O sono e a ingestão de café

brown-cafe-coffee-coffee-beans-color-Favim_com-428627_large

Quem me conhece sabe que tenho sono em horário de bebé. Agora, prestes a entrar na 10 semana de gravidez e com mais um a mandar em mim, dupliquei as doses de sono e adormeço nos sítios mais descabidos: o último exemplo foi durante um concerto de música rock… O som estava suficientemente alto e eu consegui adormecer.

Uma dúvida que muitas das minhas pacientes têm prende-se com a ingestão de café durante a gravidez e noto que muitas delas cortam com esse hábito. Eu sou uma apaixonada por café e bebo, usualmente, um café solúvel ao pequeno-almoço (em que ponho só uma colherinha de café) e 2 cafés expresso durante o dia.

Mas haverá algum perigo em tomar café na gravidez?

Não há relação entre o consumo de café e a mal formação do feto. Por isso a recomendação para grávidas é a mesma que para qualquer pessoa adulta e saudável: limite máximo 300mg de cafeína por dia (cada café expresso tem em média 100mg). Com efeito, o café pode fazer subir a tensão arterial (o que no meu caso até é uma ajuda a sobreviver de tão baixa que está sempre!) e é essa é a única contra-indicação: a subida da tensão arterial e o aumento dos batimentos cardíacos.

Deve-se ter em atenção que a cafeína não existe só no café mas também em refrigerantes à base de cola, chocolate, bebidas energéticas e chá preto ou verde. Neste último caso, a cafeína tem um outro nome (teína) mas o mesmo efeito.

Futuras mamãs com muito sono e que gostam de café não precisam de o eliminar das suas dietas. Pode sempre ser uma ajuda a manterem-se acordadas durante um concerto de rock.

2 thoughts on “O sono e a ingestão de café

  1. Que bom saber! Estou grávida de 19 semanas e, apesar de não beber cafés como antes, não consegui abdicar de beber 1 por dia, senão adormeceria literalmente à frente do computador!! Assim fico totalmente descansada e já não me irei sentir mal quando alguém se virar para mim e disser que não deveria beber café por estar grávida! Obrigada

Deixe uma Resposta

