A primeira consulta

one-fingerConfirma-se: “está gravidíssima”. Palavras de um médico experiente, que não recorreu a ecografia para o dizer.

Data prevista do parto: 17 Setembro.

Peso: (Pausa prolongada – até aqui sempre fui eu a ter este papel de pesar os meus pacientes e a vigiar o seu peso. Agora sou eu que sou a vigiada!!) 49kg, o que para a minha modesta altura dá um IMC (índice de massa corporal) de 18,9. Ou seja, dentro dos padrões normais.

Durante a consulta, falámos das recomendações habituais mas sempre com uma visão prática de quem já pôs muitas crianças no mundo. O meu médico não encara uma gravidez dita normal (ou seja, sem sintomas “anormais” ou factores de risco), como um estado de alerta constante como, arrisco, é hoje a regra.

Assim e para já, vou apenas continuar a tomar o ácido fólico que já tomava muito antes de ficar grávida. O ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do bebé. Ora, com a nossa alimentação, não conseguimos ingerir a quantidade suficiente que, nesta fase, é necessária. Fica uma curiosidade: as mulheres orientais não precisam dessa suplementação porque comem alimentos muito ricos em acido fólico.

Nota para atletas: o meu médico não é contra a manutenção da prática desportiva (no meu caso, jogging), apenas recomendando que o doseasse consoante o cansaço.

Ficou marcada a primeira ecografia para as 12 semana, no dia 5 Março. Caso tudo se mantenha normal, não é necessário voltar às 8 semanas para fazer a ecografia.

Deixe uma Resposta

