Noticias recentes sobre suplemento de iodo na gravidez

img_milw15701__sal-com-iodo-1

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) divulgou no dia 26/08 uma orientação clínica que recomenda as mulheres no periodo pré-concepcional, gravidez e amamentação a tomarem suplemento de iodo diariamente, devendo ser prescrito pelo seu médico na dose certa, não estão abrangidas por esta recomendação as mulheres com patologia da tiróide.

A carência de iodo durante a gravidez aumenta o risco da existência de alterações cogniticas nas crianças com diminuição do Q.I. uma vez que o iodo é essencial para o desenvolvimento do cérebro.  

Na nossa dieta o iodo encontra-se no peixe, algas, produtos lácteos e alguns produtos horticolas. A sua presença nestes alimentos depende do teor de iodo na água e solo e a utilização de desinfectantes ou fertilizantes na industria alimentar ou agricultura.

Neste momento, chegou-se à conclusão que em Portugal o consumo de iodo é insuficiente, e é objectivo da DGS assegurar que o sal de cozinha passará de futuro a ser iodado (enriquecido em iodo), pratica habitual em muitos paises que reduz as necessidades de suplementação em iodo na gravidez e amamentação.

Se ainda está a planear engravidar ou no ínicio da gravidez, fale deste assunto ao médico que a acompanha. Poderá facilemte contornar esta situação tomando um suplemento vitaminico habtualmente recomendado (ex. Centrum materna ou Matervita).

About these ads

2 thoughts on “Noticias recentes sobre suplemento de iodo na gravidez

  1. Muito interessante não tinha nem ideia que tínhamos carências iodo na nossa alimentação. Está quase Dra Rita? Boa sorte e que tudo lhe corra muito bem. Beijinhos e vá escrevendo mais que gosto muito de a ler. Quem sabe depois dê dicas para voltarmos ao nosso peso depois do bebé nascer ou então mesmo sobre a alimentação para os bebés…

    • Olá Teresa! obrigada, vou seguir a sua sugestão e continuarei a escrever no pós-parto porque a amamentação e o 1ºano de vida do bebé bem como o voltarmos à “forma” física são assuntos muito importantes e que tanto há para escrever. Um beijinho para si também

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s